Mutirão do TRE dias 23 e 24 na Central do Cidadão

  • 22/04/2022
  • 2 Comentário(s)

Mutirão do TRE dias 23 e 24 na Central do Cidadão

Neste final de semana (23 e 24) equipes do Tribunal Regional Eleitoral estarão promovendo um mutirão para alistamento das comunidades tradicionais indígenas e quilombolas de Guaraqueçaba. O mutirão será realizado na Central do Cidadão localizado na Avenida Ararapira, 27 e contará com a presença do presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.


Público Alvo

Além dos moradores de comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, a população guaraqueçabana que reside nas comunidades rurais, insulares e na sede do município também terão acesso aos serviços prestados pelo TRE na Central do Cidadão, tais como: emissão de primeira e segunda via de título de eleitor, regularização de pendências, alterações cadastrais, mudança de domicílio eleitoral e muito mais.

Final de prazo

O município de Guaraqueçaba faz parte da 6ª Zona Eleitoral de Antonina. Por causa da peculiaridade da região e o difícil acesso, a Justiça Eleitoral paranaense e prefeitura de Guaraqueçaba irão montar guichês de atendimento para atender a população local, que não precisará se deslocar até Antonina, Paranaguá ou Curitiba para tirar o título e regularizar pendências.

O prazo para realizar esses serviços termina em 4 de maio, 150 dias antes das eleições, que acontecem no dia 2 de outubro (1º turno) e 30 de outubro (se houver 2º turno).


Cidadania Plena

A ação faz parte do projeto Cidadania Plena, que busca ampliar a participação da sociedade no processo eleitoral. A campanha também visa atender pessoas presas provisoriamente, pacientes e pessoas idosas internadas em instituições de longa permanência e hospitais. Nos dias das eleições, serão instaladas seções eleitorais nesses locais.


Palavras do Desembargador

No caso específico dos indígenas e quilombolas, muitas vezes há o interesse em participar da grande festa da democracia, no entanto, o acesso ao cartório eleitoral é muito difícil. Diante dessa situação, a Justiça Eleitoral não pode deixar de garantir a essa cidadã ou cidadão a oportunidade de tirar seu título eleitoral e participar efetivamente do processo político de seu país”, destacou o desembargador Coimbra de Moura.

Palavras da Prefeita

Em entrevista concedida à equipe de Jornalismo da Rádio Tv Guará, a Prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch, destaca a importância deste evento.

"Quando pensamos na Central do Cidadão, o principal objetivo era a centralização dos serviços na Sede do Município para que os cidadãos Guaraqueçabanos não tivessem o desgaste físico e financeiro de se deslocar até Curitiba ou Paranaguá para ter suas demandas atendidas. Além das comunidades rurais e insulares que são atendidas diariamente na Central do Cidadão, temos ainda as comunidades indígenas e quilombolas que serão priorizadas nesta ação do TRE. Como prefeita e como caiçara nativa de Guaraqueçaba só tenho a agradecer à todos os envolvidos." Fala a prefeita Lilian.

Por: Jornalista Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)

#Compartilhe

2 Comentários


Deixe seu comentário


Claudia Lins

22/04/2022

Estou amando a RádioTVGuará e as notícias. Nossa família e fã da Jornalista Elaine Laufer

Ana Paula

22/04/2022

Parabéns prefeita é muito complicado p gente ir p antonina brigado por faser essa central do cidadão pra nois não votei na senhora mais votaria

Aplicativos


 Locutor no Ar

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. ANITTA

top2
2. BAROES DA PISADINHA

top3
3. GIULIA BE E LUAN SANTANA

top4
4. GUSTTAVO LIMA

top5
5. FELIPE ARAUJO


Anunciantes