A luta para abastecer a escola da Barra da Ararapira

  • 16/06/2022
  • 1 Comentário(s)

A luta para abastecer a escola da Barra da Ararapira

Barra da Ararapira é comunidade insular mais distante de Guaraqueçaba, a dificuldade de acesso a ela foi divulgado em rede nacional mostrando inclusive o acesso de helicóptero para atender a população em tempos de pandemia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 223 habitantes. 


Esta matéria mostra que a distância, as adversidades geográficas e climáticas não são empecilhos para que as equipes da Secretaria de Educação de Guaraqueçaba cheguem até a única escola local.
Eles enfrentam, mar, vento, sol e chuva e ao chegar ainda precisam aportar o barco a dezenas de metros da orla formada por lodo dos manguezais


Muitas vezes descalço e com as calças de barras dobradas, atolando os pés no lodo, eles descarregam do barco, botijões da gás pesados, quilos e mais quilos de merenda escolar, produtos de limpeza e material pedagógico.


Com esforço físico, determinação e muito amor à profissão, eles chegam à escola molhados e sujos de lodo de mangue, mas cheios de satisfação pelo dever cumprido.


Além da Barra da Ararapira, Guaraqueçaba é composta por mais 25 comunidades insulares e 19 comunidades rurais de difícil acesso que demanda logística, equipe e veículos de qualidade para que serviços básicos cheguem à população.
A Rádio Tv Guará mostra para o mundo a realidade das comunidades Guaraqueçabanas para que a população e os profissionais que as atendem sejam reconhecidos e as autoridades, em toda as esferas, tenham um olhar mais comprometido com Guaraqueçaba e seu povo, investindo principalmente na infraestrutura do município.

Trabalhos como este dos funcionários da Secretaria de Educação são diários, participaram desta ação (in-loco), a pedagoga Claudete dos Santos, o marinheiro Mauro Rita, os funcionários Guilherme Barbosa e Carlos Júnior, além de dezenas de colaboradores da Secretaria Municipal de Educação que atuaram nos bastidores tais como Neucyane, Alípio Reded, Débora Paiva Xavier, Eliane, Gisele França, e outros. O atual responsável pela pasta da Secretaria é o professor Sidney França

Parabéns a estes trabalhadores e parabéns pelo povo que corajosamente permanece vivendo nestes locais que são verdadeiros paraísos isolados.
Abaixo a uma imagem publicada pela Pedagoga Claudete dos Santos em seu Facebook após o trabalho realizado na Escola Municipal da Barra da Ararapira (Guaraqueçaba)

Por: Jornalista Elaine Laufer

#Compartilhe

1 Comentários


Deixe seu comentário


Parabéns a toda a equipe!

16/06/2022

Parabéns a nossa jornalista Elaine Laufer, por trazer as notícias quentinhas até nós.

Aplicativos


 Locutor no Ar

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. ANITTA

top2
2. BAROES DA PISADINHA

top3
3. GIULIA BE E LUAN SANTANA

top4
4. GUSTTAVO LIMA

top5
5. FELIPE ARAUJO


Anunciantes