​Procissão de Corpus Christi Reúne centenas de fiéis em Guaraqueçaba

  • 17/06/2022
  • 0 Comentário(s)

​Procissão de Corpus Christi Reúne centenas de fiéis em Guaraqueçaba

A procissão que teve início na Igreja Bom Jesus dos Perdões deixou a cidade ainda mais enfeitada e abençoada.

Nesta quinta-feira (16) feriado de Corpus Christi, a cidade de Guaraqueçaba ficou ainda mais bonita. Desde cedo fiés da Paróquia Bom Jesus dos Perdões iniciaram a ornamentação da escadaria da igreja e das ruas com grãos ,serragens e outros ítens que formavam verdadeiras obras de arte.

Durante a Santa Missa onde o tema principal era o Corpo de Cristo e a Eucaristia, fiéis em um gesto de solidariedade e fraternidade levaram ofertas e alimentos a serem distribuídos para os menos favorecidos.

Logo após a Santa Missa ministrada pelo Padre Leocádio Zytkoski, teve início a procissão seguida por uma multidão católicos vindos das mais variadas ilhas e comunidades rurais, além de moradores da sede e de cidades do litoral e da capital.

Com rezas e ladainhas eles passaram pela casa paroquial e pelo Paço Municipal de Guaraqueçaba, circundando a Ponta do Morretes e seguindo pela Praça William Michaud no centro da cidade.

As imagens paradisíacas da Bahia de Guaraqueçaba onde dançam os botos, do Morro do Quitumbê, das montanhas e do céu límpido por onde voam os Guarás, tudo isso aliado a procissão, trouxe uma atmosfera e sentimentos únicos ao que participaram do evento.

Um dos féis disse: “Nossa Guaraqueçaba já é um pedaço do paraíso, hoje estou me sentindo no céu. Tudo muito maravilhoso!”

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Origem do Corpus Christi no mundo e em Guaraqueçaba

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Em Guaraqueçaba a primeira celebração aconteceu no ano de 1838 quando era ainda Capela Bom Jesus dos Perdões onde apenas em 1912 recebeu a imagem de Jesus dos Perdões trazida em uma viagem de 12 horas de canoa por pescadores de Paranaguá.

Por: Jornalista Elaine Laufer

Imagens: Fotos Divulgação

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


 Locutor no Ar

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. ANITTA

top2
2. BAROES DA PISADINHA

top3
3. GIULIA BE E LUAN SANTANA

top4
4. GUSTTAVO LIMA

top5
5. FELIPE ARAUJO


Anunciantes