Impressionante! Diz o especialista Samuel Lloyd sobre a Toca da Cataia

  • 06/07/2022
  • 9 Comentário(s)

Impressionante! Diz o especialista Samuel Lloyd sobre a Toca da Cataia

A Toca da Cataia (restaurante, camping e pousada) localizada na Ilha do Puruquara, Município de Guaraqueçaba-PR, recebeu neste dia 24 (sexta-feira) um grupo de especialistas e estudantes do curso de mestrado em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. Eles vieram em comitiva de São Paulo -SP a fim de ter uma experiência In-loco em Guaraqueçaba, neste que é hoje o último remanescente de Mata Atlântica do planeta.

Bem cedo, Luciano, que é proprietário da Toca da Cataia, sai com seu barco para pescar robalos frescos que são preparados na grelha, outros frutos do mar e pescados são adquiridos da pesca de subsistência da comunidade local, tais como ostras, camarões e baiacu (peixe que requer técnicas específicas de limpeza e preparo). Já os hortifrúti são em grande parte produzidos ali mesmo na horta e pomar da Toca da Cataia e cultivados com muito carinho por Luciano e sua esposa, Lieser Ana Witt (carinhosamente chamada de Gorda).

Por volta de 11:00 horas da manhã Luciano faz o translado da equipe da Rádio TV Guará do porto no Bronze em Guaraqueçaba até o trapiche por eles construído no Puruquara. Ao chegarmos o cheirinho da comida caiçara sendo preparada na cozinha já deixa todos com água na boca.

Os robalos pescados pelo Luciano já estavam na grelha. Camarões na moranga, baiacu à milanesa, ostras au vinagrete, frango caipira, polenta, arroz, feijão, muita salada, uma deliciosa lasanha vegetariana e tudo mais que você possa imaginar num verdadeiro banquete caiçara.

Enquanto o almoço era preparado, fomos conhecer as dependências do Camping e Pousada.

A Toca da Cataia é hoje um exemplo de sustentabilidade. Um lugar paradisíaco com um quê de magia e aliado a nostalgia da decoração de objetos rústicos e o som de uma juke box que pacificamente se mistura ao canto dos pássaros, o cheiro da mata e maresia proporciona aos visitantes uma sensação indescritível.

O camping com capacidade para 10 barracas possui pontos de luz e toda a infraestrutura para os visitantes, já a pousada é composta por uma cabana com varanda de frente para a baía de Guaraqueçaba, banheiro e quarto de casal. Existem ainda as acomodações na parte de trás do restaurante com suíte de casal e quartos coletivos compostos por camas e beliche, todos com banheiro privativo, de frente para a mata. Tudo muito limpo e aconchegante.

A propriedade é um lugar místico, com artesanatos feitos pela própria Lieser com materiais recicláveis, suculentas dos mais variados tipos, um maravilhoso filtro dos sonhos (mandala), e maracujás que parecem uma ornamentação natural.

Em meio a tudo isso, mesinhas rústicas ou balanços de madeira, para apreciar o lago artificial onde o grupo de patos nada livremente ou ainda redes penduradas com vista para a pousada, a horta, a mata e os galináceos que por ali ciscam e cacarejam.

Próximo a hora do almoço a Toca da Cataia recebe um grupo de cerca de 30 alunos de mestrado em sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, e com eles especialistas em Sustentabilidade e outras áreas. Um dos visitantes é ninguém menos que Samuel Lloyd, especialista com mestrado em sustentabilidade, diretor da Urbia Parques e do Mineirão.

Em entrevista exclusiva concedida à Rádio TV Guará, Samuel fala sobre a expedição.

Sem dúvida é uma grande surpresa, a gente não imagina encontrar uma experiência desta, neste trecho aqui do litoral do Paraná. A conversa que a gente tem com as pessoas locais, o cuidado com a sustentabilidade que acontece aqui na prática nos surpreende a cada momento.” Diz o especialista

Samuel Lloyd fala do resultado da visita: “A gente volta muito inspirados em ver que iniciativas como estas são possíveis, de conservação ambiental misturado com o modelo de desenvolvimento e através do turismo em que as pessoas aprendem para preservar. É a primeira vez de todos do grupo e estamos muito surpresos e felizes com a beleza deste lugar” completa

Ele fala ainda sobre a gastronomia: “Esta é uma das surpresas mais incríveis, produtos locais com cultivo sustentável, manejo sustentável. Todo mundo surpreso com a qualidade desta experiência que você pode ter nos melhores restaurantes do mundo e você tem aqui numa comunidade, direto da fonte e com um tempero único que só esse lugar tem”. elogia o diretor da Urbia que já realizou serviços no mundo todo inclusive nas copas de 2012, 2016 e carrega em seu currículo atividades em países como Colômbia, México, Austrália, Nova Zelândia e outros.

Ao encerrar a entrevista eles prometem seguir com o roteiro surpresa por Guaraqueçaba e se despedem com muita alegria da equipe da Rádio TV Guará e da equipe da Toca da Cataia que os acompanha até a ponta do trapiche.

Ao entardecer arriscamos uma pescaria ali mesmo no trapiche, ao cair da noite apreciamos um delicioso jantar com aquele “dedim de prosa” com Luciano e a Gorda e encerramos a noite com os sons da natureza em uma confortável acomodação da Pousada Toca da Cataia.

Nosso retorno na manhã seguinte deixou todos com aquele gostinho de quero mais, a Toca da Cataia proporciona sem dúvida alguma, experiências inigualáveis aos que por ali passam.

Uma história de vida, desprendimento, coragem e empreendedorismo sustentável.

Um "cadim" da história destes guerreiros que largaram sua vida na capital e investiram tudo o que tinham nesse paraíso isolado chamado Guaraqueçaba.

     Luciano e Lieser eram empresários proprietários de um bar de Rock muito badalado em Curitiba, e nos tempos de folga vinham pescar em Guaraqueçaba onde sempre comentavam: "o dia em que nos aposentarmos vamos viver aqui". A chegada da pandemia adiantou o sonho de ter seu pedacinho de paraíso e em 2019 em meio a pandemia ocasionada pela Covid-19 eles corajosamente decidiram sair da capital e investir tudo o que tinham no projeto sustentável chamado Toca da Cataia. 

A princípio o casal atendia os veleiros que aportavam na Bahia de Guaraqueçaba em frente ao Puruquara, serviam refeições e levavam mantimentos, compartilhavam a internet e se fortaleciam no momento mais difícil da maior crise sanitária do mundo.

Aos poucos as coisas foram melhorando, a vacinação avançando, o número de casos reduzindo e logo os turistas passaram a frequentar o estabelecimento que passou por uma reestruturação podendo inclusive alojar os visitantes.

Hoje a Toca da Cataia é uma referência mundial de sustentabilidade, boa gastronomia, geração de renda para a comunidade local, sem falar no casal que é uma inspiração para muitos. E por falar em inspiração, Lieser é pedagoga e confessou à amiga e jornalista Elaine Laufer o sonho de ser escritora, o local por si só já é uma inspiração, portanto, vocês que apreciam uma boa leitura, se preparem pois em breve devemos ter não apenas uma excelente colunista escrevendo par o site da Rádio TV Guará como livros lançados por autores guaraqueçabenses.

Ah... e não podemos esquecer de falar da "Cataia". Ela é na verdade uma cachorrinha que foi adotada pelo casal e recebeu este nome em virtude da planta Cataia, usada para produção do famoso Uísque Caiçara ou Cachaça de Cataia. A cachorrinha Cataia se entocava pelos cantos da propriedade do Puruquara e assim surgiu o nome do Restaurante, Camping e Pousada "Toca da Cataia".

A equipe da Rádio TV Guará só tem a agradecer pela hospitalidade, pela entrevista, pela experiência e lição de vida que foi produzir este material. Até breve.

Por: Elaine Laufer

#Compartilhe

9 Comentários


Deixe seu comentário


ORIAS BARRETO JUNIOR

08/07/2022

Deve ser um lugar muito lindo onde a natureza se encarrega de mostrar toda sua beleza quero ir conhecer essa maravilha de lugar abençoado e protegido

Valmir Floriano

15/07/2022

Tive oportunidade de conhecer através de uma lindo passeio de catamarã oferecido pela pousada saindo de Paranaguá. Foi uma experiência única, vale muito a pena conhecer a pousada, o lugar é a região.

Gilson prudente Gonçalves

03/08/2022

Parabéns Luciano e gorda, vocês merecem, lugar maravilhoso.

Heidi Beatriz Voigt Hardt

03/08/2022

A Toca da Cataia é indescritível, tanto o local em si, quanto seus proprietários, a Gorda e o Gaúcho. A gente se sente em casa, como se fôssemos conhecidos desde sempre. A comida é maravilhosa. Super recomendo.

Daianne

03/08/2022

Gorda Luciano vcs merecem tdo de bom dessa vida,desejo muito sucesso amigos e logo com ctz vou conhecer a toca da cataia😊

Helida Rosanne

03/08/2022

Exelente reportagem !!!
Deixo um pensamento para esse casal de amigos: NÃO HÁ GLORIA EM FAZER O POSSÍVEL.
O POSSIVEL QUALQUER UM FAZ.
SÓ HÁ GLÓRIA EM FAZER O QUE TODOS JULGAM IMPOSSÍVEL.

Cléo

03/08/2022

Casal maravilhoso , deixou saudades aqui na capital .
Que lugar lindo .
Parabéns Lu e Gorda um beijo e muito sucesso 🥰!!!

Fridel Arns

03/08/2022

Casal nota 1000

Lidiane

04/08/2022

Luciano e gorda muito simpáticos, o lugar é lindo, e a comida é deliciosa! 🙂

Aplicativos


 Locutor no Ar

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. ANITTA

top2
2. BAROES DA PISADINHA

top3
3. GIULIA BE E LUAN SANTANA

top4
4. GUSTTAVO LIMA

top5
5. FELIPE ARAUJO


Anunciantes